Como Preparar uma Palete para Envio – 10 Erros a EVITAR

Preparamos este artigo para o ajudar a saber como preparar uma palete para envio. Para garantir que a sua palete é embalada e preparada com segurança elaborámos uma lista de 10 dos erros mais comuns no envio de paletes e como você pode evitá-los, minimizando os riscos de danos🚚🛡. Lembre-se que os transitários ou transportadores não são responsáveis pelo correto embalamento da sua carga e acomodamento na palete.

COMO PREPARAR UMA PALETE PARA ENVIO:

ERRO 1UTILIZAR PALETES DO TAMANHO ERRADO

As paletes mais utilizadas medem 1.20m * 0.80m (EuroPAL) e 1.2m * 1m (Palete Americana), mas existem também outros tamanhos. Não importa o que você está a enviar, a sua palete deve ser grande o suficiente para acomodar a carga dentro da área disponível na palete – qualquer sobra está sujeita a impactos, perfurações, abrasão ou danos por compressão.

Solução: Meça a sua carga antes de adquirir ou começar a construir uma palete. Assim terá a certeza que está a utilizar uma palete do tamanho correto.

ERRO 2EXCEDER A CAPACIDADE MÁXIMA DE CARGA DA PALETE

As paletes são concebidas para suportar um determinado peso – uma Europalete EPAL tem uma capacidade de carga dinâmica de 1500kg e uma capacidade de carga estática de 4000Kg. A capacidade máxima de peso suportada pela palete deve estar claramente indicada no fundo da palete. A sua carga não deve nunca ultrapassar a capacidade de peso máximo indicado.

Solução: Antes de embalar a sua carga, pese-a e assegure-se que a palete suporta o peso total da carga.

ERRO 3NÃO EMBALAR A CARGA A TRANSPORTAR ADEQUADAMENTE

Paletizar a sua carga oferece alguma proteção, mas a melhor proteção vem de embalar adequadamente a sua carga antes de prendê-la à palete. Se estiver enviando caixas, isso significa:

Solução: Certifique-se que embalou a sua carga com segurança antes de prendê-la à palete.

ERRO 4USAR MATERIAIS DE EMBALAGEM DE BAIXA QUALIDADE

  • Usar caixas novas e fortes, seladas com fita adesiva;
  • Preencher as caixas com materiais de embalagem adequados: papel de embalagem, plástico-bolha ou almofadas de ar.
  • Equilibrar a carga dentro da caixa tanto quanto possível.

Materiais de embalagem de baixa qualidade aumentam o risco de danos na sua carga. Fique atento a:

  • Paletes partidas – é provável que quebrem ainda mais durante o transporte de mercadorias;
  • Cabeças de pregos salientes – podem danificar a sua carga ou causar ferimentos em quem fizer o manuseamento da carga;
  • Caixas usadas – a carga deve ser embalada em caixas novas e protegidas com fita adesiva de alta qualidade. A fita barata perderá a adesão durante o transporte da mercadoria.

Solução: Inspecione a sua palete em busca de danos ou cabeças de prego salientes e use caixas novas e materiais de embalagem de alta qualidade.

ERRO 5- EMPILHAR CAIXAS INCORRETAMENTE

Se você estiver a fazer o envio de várias caixas em apenas uma palete, elas precisam ser empilhadas adequadamente para garantir um transporte seguro.

  • Alinhe as caixas em colunas de canto a canto para obter a maior força de empilhamento;
  • Use uma folha de deslizamento (uma camada plana de papelão) entre cada terceira camada, no mínimo, para ajudar a distribuir o peso e proteger a camada inferior;

Solução: Procure uma palete com placas de paletes espaçadas, especialmente se enviar itens pesados. Use uma folha dee deslizamento entre as camadas e carregue as caixas mais pesadas primeiro.

NORLOG TRANSITÁRIOS - Paletes devidamente acondicionadas - Como preparar uma palete para envio
NORLOG TRANSITÁRIOS – Paletes devidamente acondicionadas – Como preparar uma palete para envio

ERRO 6- NÃO PROTEGER A SUA CARGA

Existem diversas ferramentas à sua disposição que o ajudarão a proteger a sua carga na hora em que estiver a perceber como preparar uma palete para envio:

  • Os protetores de carga feitos de papelão ondulado ou papelão grosso;
  • As placas de canto ou borda aumentam a resistência do empilhamento vertical, evitam danos nos cantos e ajudam a estabilizar a carga durante o transporte e manuseamento;
  • Os cones de esmagamento são sinais de aviso pequenos, geralmente triangulares que dirão aos transitários e empresas transportadoras de mercadorias para não empilhar itens em cima.
NORLOG TRANSITÁRIOS - Imagem de paletes acondicionadas no interior de um camião - Como preparar uma palete para envio
NORLOG TRANSITÁRIOS – Imagem de paletes acondicionadas no interior de um camião

ERRO 7 – PRENDER A CARGA DE FORMA INADEQUADA

Não importa a carga que você está a enviar, na hora de como preparar uma palete para envio, a carga deve ser presa firmemente à palete usando cintas ou faixas fortes e, em seguida, embrulhada em filme plástico para evitar que as peças se separem.

  • Cintagem – deve ser bem esticada. É mais segura se passar por baixo da tábuas do deck superior da palete. É recomendável que utilize no mínimo 2 cintas quando estiver a tratar de como preparar uma palete para envio.
  • Envolver a palete e a carga com filme plástico, ao redor e em cima, bem apertado.

Solução: Uma boa forma como preparar uma palete para envio é utilizar 2 cintas fortes para prender a carga à palete. A juntar a isto use pelo menos 5 camadas de filme plástico para estabilizar e conter a carga.

ERRO 8 – NÃO MEDIR A CARGA

Quando estiver a pensar em como preparar uma palete para envio, estimar o peso e as dimensões da sua palete embalada é arriscado e pode facilmente resultar em taxas extras se a sua carga pesar mais do que o previsto ou ocupar mais espaço no camião.

Solução: Pese e meça adequadamente a sua carga para garantir que a empresa transportadora não precisa reclassificar o seu envio, o que geralmente resulta em taxas adicionais.

NORLOG TRANSITÁRIOS - Carga de grande Dimensão acomodada em Paletes devidamente acondicionadas - Como preparar uma palete para envio
NORLOG TRANSITÁRIOS – Carga de grande Dimensão acomodada em Paletes devidamente acondicionadas – Como preparar uma palete para envio

ERRO 9 – NÃO ROTULAR A SUA PALETE CORRETAMENTE

Uma das primeiras coisas a ter em conta quando estiver a pensar como preparar uma palete para envio é a rotulagem da carga. Cada item da sua palete – sim, isso significa cada caixa – deve ser rotulado individualmente, assim como cada lado da palete, incluindo a parte superior deve ser rotulado de acordo com as instruções da empresa transportadora.

Isso normalmente significa incluir números de telefone do remetente e do destinatário, bem como informações de endereço (incluindo Código Postal).

ERRO 10 – NÃO TER FEITO SEGURO PARA A SUA CARGA

Eles são raros, mas erros como este acontecem. Se o seu frete sofrer danos durante o transporte, mas não estiver devidamente segurado, você provavelmente não terá cobertura pelo valor total da carga.

Solução: Quando pensar em como preparar uma palete para envio pense logo em aquirir um seguro adicional para cobrir o valor total da sua carga e assim não correr riscos desnecessários e incorrer em grandes prejuízos.

Conclusão

Quando chega o momento de pensar como preparar uma palete para envio há um número grande de pontos a levar em consideração, o que pode ser avassalador para quem tem pouca experiência na expedição de cargas. Um erro ou esquecimento mínimo pode resultar em grandes perdas e prejuízos.

Na NORLOG-TRANSITÁRIOS temos uma equipa de especialistas pronta para o ajudar na preparação para expedição, no transporte nacional, no transporte internacional e armazenagem das suas cargas. Fale connosco hoje mesmo.